Prefeitura Municipal adquire grades aradoras pelo MAPA para promover fortalecimento da Agricultura Familiar

Por Emerson Souza Miler

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos recebeu no dia 11/12, a entrega de grades aradoras pelo Governo Federal, através do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) para a Agricultura Familiar.

O Prefeito Municipal Jamis Silva Bolandin, e o Secretário de Agricultura, Vagner Meira Teixeira participaram da recepção dos implementos no pátio da Secretária de Obras.  Jamis Silva disse que a aquisição das grades aradoras visam atender as associações rurais, visando possibilitar o preparo de solo adequado de agricultores familiares, permitindo o aumento da produção e rendas das famílias rurais.

As grades aradoras foram adquiridas por meio de emenda parlamentar do Deputado Federal Dr. Leonardo, solicitada no ano 2018. A emenda foi destinada originalmente para adquirir um Trator Agrícola, mas teve seu Plano de Trabalho junto ao MAPA modificado pelo Prefeito Municipal e pelo Secretário de Agricultura, para a compra de grades aradoras para atender agricultores familiares de associações rurais que já possuíam tratores agrícolas.

Segundo Vagner Meira “atualmente, várias associações rurais da Agricultura Familiar já possuem tratores agrícolas, mas que não possuem ou alugam as grades aradoras, dificultando assim o preparo do solo na época adequada para a implantação das suas lavouras”.

Foram adquiridas 04 grades aradoras hidráulicas, 14 discos de 26 polegadas. Os itens serão cedidos em termos de cessão de uso pela Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO) para as associações rurais com período determinado, que deverão apresentar relatórios de realização de serviços, com os nomes dos agricultores familiares beneficiados.

O valor total da aquisição das grades foram de R$119.000,00, somado o valor de repasse do MAPA e da contrapartida de município.

Baixar Abrir